QUEM É JAIR PEDRO FERREIRA
​
Com uma trajetória de mais de três décadas de dedicação à Caixa Econômica Federal (CEF), Jair Pedro Ferreira tem sua história marcada pelo compromisso social e defesa dos direitos dos trabalhadores.
​
Ingressou na Caixa em 1989 e, em 1991, participou da emblemática greve nacional, onde enfrentou o desmonte das empresas públicas promovido pelo governo da época. Jair foi um dos protagonistas da histórica campanha “Não Toque em Meu Companheiro”, quando trabalhadores da Caixa se mobilizaram para manter financeiramente os colegas demitidos, doando 0,3% de seu salário para o Fundo de Reintegração. A Campanha atuou firme contra a demissão injusta de 110 empregados – incluindo ele próprio- e garantiu a reintegração de todos os desligados.
​
Com forte atuação sindical e social, Jair representou os trabalhadores da Caixa em diversas frentes, como o Conselho Municipal de Ação Social de Londrina (PR), o Conselho Nacional das Cidades e a Sasse Seguros. Em sua jornada, foi peça fundamental na conquista de direitos como a PLR, o Plano de Cargos e Salários (PCS), o Saúde Caixa e a isonomia entre os empregados.
​
Jair Pedro foi presidente da Fenae por dois mandatos (2014/2020). Ele liderou a construção e defesa de políticas fundamentais para os empregados da Caixa, como o modelo de custeio 70/30 do Saúde Caixa e a mobilização que resultou na revogação da CGPAR 23, em 2021. Durante seus nove anos no Conselho Nacional das Cidades, defendeu o FGTS e políticas de moradia popular, onde reafirmou seu compromisso com a função social da Caixa e o desenvolvimento do país.
​
Na FUNCEF (Fundação dos Economiários Federais), contribuiu diretamente para a construção do Estatuto de 2007, que garantiu maior representatividade dos participantes na gestão da Fundação. Atual Diretor de Benefícios, Jair trabalha com firmeza pela preservação dos direitos dos participantes e pela valorização da gestão pública dos fundos de pensão; defende o fortalecimento da participação dos trabalhadores na gestão dos seus recursos e se posiciona contra iniciativas que visam transferir essa gestão ao mercado financeiro.
​
Dentre suas principais bandeiras estão o fim das discriminações aos participantes do REG/Replan Não Saldado, a revisão das regras da CGPAR 25, a correção nos critérios de cálculo dos benefícios, e a busca por soluções justas para a incorporação do REB pelo Novo Plano. É de sua gestão a principal inovação da FUNCEF: a Educação Previdenciária, que promove momentos de formação sobre os planos de aposentadoria e mobiliza os participantes a ampliar benefícios.
​
Jair Pedro Ferreira traz consigo a experiência e a convicção de que a luta coletiva é o caminho para garantir e ampliar conquistas. Seu compromisso é proteger o patrimônio dos participantes dos planos da FUNCEF e manter o diálogo constante com aqueles que representa.

